|
Miranda Howell

O que é Virtualização de Dados?

a computer screen with a keyboard
[userimg]
Written By
[userPos]

O mundo está em uma grande era de dados, e os dados continuam a ser uma das áreas chave para o crescimento. Com o gerenciamento de dados, as empresas estão mais bem posicionadas para tomar decisões informadas no aumento do valor do negócio. Conforme as necessidades das empresas evoluem, novas tecnologias surgem para tornar os conjuntos de dados mais benéficos para os usuários empresariais. Uma dessas inovações é a virtualização dos dados.

A virtualização global de dados já ultrapassou um bilhão de dólares em valor de mercado. Líderes da indústria, como IBM e Denodo, estão empurrando os limites aos quais as empresas podem alavancar seus ativos de dados. Neste artigo, analisamos como funciona a tecnologia de virtualização de dados e seus benefícios para as empresas. Mas primeiro, vamos responder à pergunta “o que é a virtualização de dados“.

Virtualização de Dados Definida

img

Os dados têm um enorme valor para as empresas. Entretanto, até que os dados sejam processados em uma análise abrangente, dados complexos em um armazém de dados têm pouco ou nenhum valor. Isso requer esforços eficientes de mineração, armazenamento e criação de valor. É aí que a virtualização vem a calhar.

A virtualização de dados (DV) é uma abordagem ao gerenciamento de dados que facilita o acesso aos dados de todos os processos pesados e detalhes técnicos, como como e onde os dados são armazenados. Esta abordagem permite que as empresas administrem diferentes fontes de dados e oferece uma visão unificada dos dados em tempo real.

Com o software de virtualização de dados, as empresas podem visualizar, acessar e analisar os dados sem a necessidade de sua localização física. Ele pode transformar um sistema de múltiplas fontes de dados em um armazém de dados lógico com melhor integração de dados. Em comparação com servidores físicos, que podem ser limitados em tamanho à medida que sua empresa se expande, uma plataforma de virtualização de dados permite que você execute múltiplos sistemas operacionais em um único servidor físico.

Como funciona

Uma plataforma de virtualização de dados utiliza um processo em três etapas para gerenciar os serviços de dados de uma empresa. O processo começa com a conexão de dados de fontes diferentes, incluindo NoSQL, pdf, excel, etc. Depois de conectar estes armazéns de dados heterogêneos, ele passa por um processo de integração de dados. Esta etapa transforma um sistema de múltiplas fontes de dados em uma visão holística, independentemente de seus formatos de dados.

A última etapa deste processo envolve como os usuários finais consomem os dados. A lógica de integração da virtualização proporciona às empresas casos de múltipla utilização. Uma empresa pode realizar mais de uma atividade na fase de consumo – desde a publicação sem complicações até a colaboração remota. Eles também podem gerar relatórios, painéis de controle, aplicações web, etc., tudo a partir de um sistema de gerenciamento de dados. Isto funciona bem para empresas modernas que enfrentam diferentes necessidades e expectativas dos clientes.

Benefícios da Virtualização de Dados

img

A virtualização de dados suporta muitos casos de uso crítico dentro de uma organização e, portanto, tem vários benefícios. Alguns deles são fundamentais:

1. Ajuda a melhorar a resiliência e a continuidade dos negócios.

Mesmo que seja impossível evitar perdas de dados por completo, a virtualização ajuda a construir sistemas de gerenciamento de dados mais resilientes. A virtualização envolve a transição de vários servidores físicos para uma única máquina virtual. Em tempos de perda de dados, as máquinas virtuais podem ajudar a restaurar os dados a seus formatos originais. E, ao contrário de um servidor físico, que requer longas horas para instalar novas configurações, o processo de recuperação com máquinas virtuais leva apenas alguns minutos. Isto melhora significativamente a resiliência e a continuidade dos negócios.

2. Ajuda a reduzir as despesas de TI.

A virtualização oferece uma abordagem mais econômica para as empresas. Ter vários servidores para executar seu banco de dados significa custos de manutenção de servidores antigos. Também significa mais custos para adquirir novos servidores à medida que suas necessidades de dados crescem. Mas com o software de virtualização de dados, sua empresa pode executar múltiplos sistemas operacionais e aplicações em um único servidor físico. Isto pode ajudar a reduzir os custos de manutenção e reparo de rotina.

3. Ele oferece agilidade para mudar.

Considerando os graves efeitos da COVID-19, muitas empresas tiveram que dobrar ou mudar toda a direção com recursos em um curto espaço de tempo. A agilidade tem se tornado cada vez mais uma prioridade para as empresas modernas de hoje. A agilidade empresarial é a capacidade de enfrentar novos desafios à medida que eles surgem. Conforme e quando surgem problemas, os ambientes virtualizados fornecem o espaço para realizar experimentos virtualizados com análises e fornecer soluções eficazes em termos de dados. Com efeito, a coleta de inteligência comercial através de um gerenciamento eficiente dos dados ajuda muito.

Explore more articles

Contact Us

Want to learn more about us? Complete this form and someone from our team will be in touch soon.

Miranda Howell